Total de visualizações de página

WEBQUEST - JORGE AMADO-PROFº CÉSAR-LÍNGUA PORTUGUESA


Nesta página teremos o trabalho de Língua Portuguesa do professor César, a webquest: Jorge Amado, abaixo segue o link da webquest.



Conforme o trabalho for sendo desenvolvido vamos atualizando a página.
Bom trabalho!

ALGUNS DOS BLOGS CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS:

8ªA
       I.          NOME DO BLOG: BLOG DAS Gs
ALUNOS: 3, 6, 10, 16

     II.          NOME DO BLOG: JORGE AMADO LINK:http://mesmonaosabendoamar.blogspot.com.br/
ALUNOS: 8, 25, 26

   III.          NOME DO BLOG: BAD GIRLS
LINK: http://blogbadgirls01.blogspot.com.br/                                                 ALUNOS: 29, 34, 35

  IV.          NOME DO BLOG: MAAH E DAJU    LINK:http://blogdamaahedajuh.blogspot.com.br/                                           ALUNOS: 15, 24

   V.          NOME DO BLOG: TRABALHO JORGE AMADO  LINK:http://emefgarcia.blogspot.com.br/                                                       ALUNOS: 1, 27, 32

  VI.          NOME DO BLOG: BLOG DA JOOH            LINK:http://blogdalamica.blogspot.com.br/                                                    ALUNOS: 7, 14, 20, 30

VII.          NOME DO BLOG: OS CORINGA
ALUNOS: 5, 17, 22, 23

8ªD
       I.          NOME DO BLOG: B.D.B 
LINK: http://viniciusobeso.blogspot.com.br/                                                          ALUNOS: Manoel,Ricardo,Erick,Vinicius

     II.          NOME DO BLOG: ALLE BLOG
ALUNOS: Ana Cláudia, Laryssa Aleixo e Maria Laura

   III.          NOME DO BLOG: As mina alone
ALUNOS: Andreza,Dalila,Larissa,Mariana

  IV.          NOME DO BLOG: blog do carlinhos $$$$$$$$$$$$
ALUNOS: Anderson,Carlos,Alan

   V.          NOME DO BLOG: Vida De Garota
ALUNOS: Fernanda,Heloisa,Isabella,Leticia

  VI.          NOME DO BLOG: garcia
ALUNOS: Leonardo,Gabriel,Welma,Cary

VII.          NOME DO BLOG: Uma adolescente estranha :*
ALUNOS: Clarice,Jadhy,Dimelza,Gleise

VIII.          NOME DO BLOG: Little Ramona
ALUNOS: Kesia,Bruna

8ªC
       I.          NOME DO BLOG: A rua é nois
LINK: http://aruaenois89.blogspot.com.br/                                                        ALUNOS:  8,24,26,31

     II.          NOME DO BLOG: blog mr.305$
ALUNOS:  2, 13, 21, 27

   III.          NOME DO BLOG: Blog girl AGRK
ALUNOS:  1, 12, 19,32

  IV.          NOME DO BLOG: Blog do CGR
ALUNOS:  11,20, 25

   V.          NOME DO BLOG:   Blog Like a Boss                                                                                                  LINK: http://darkobscureblack.blogspot.com.br/
ALUNOS:  9,14,17,33

  VI.          NOME DO BLOG: blog do rock
ALUNOS: 14,16,17,30  

VII.          NOME DO BLOG: computador5
ALUNOS:  4,10,28

VIII.          NOME DO BLOG: underground
ALUNOS:  15,18,29





19 comentários:

  1. Hoje apresentamos a proposta de trabalho para a 8ªA, montamos os grupos e os alunos já visualizaram a webquest, fazendo uma breve leitura, na próxima aula pretendemos, com a 8ªA, iniciar a pesquisa de imagens e texto, distribuindo as tarefas entre os grupos.
    Já com a 8ªC o trabalho foi menos produtivo, apenas fizemos a divisão dos grupos, pois tive uma conversa com eles sobre responsabilidade, minimamente, exigida dos alunos de uma 8ª série, esperamos avançar na próxima semana.
    Comparativamente a 8ªA se mostrou bem mais organizada quanto à formação dos grupos, uma vez que a 8ªC, com exceções, se dispersou enquanto formavam os tais grupos.
    Professor Luís

    ResponderExcluir
  2. Estou de olho no que esta acontecendo!!! PP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PP, sempre prestigiando e colaborando com o blog!!!
      Professor Luís

      Excluir
    2. Isso mesmo PP, também estou de olho!!! Prof. César.

      Excluir
  3. Hoje iniciamos o trabalho com a 8ªD, os alunos já tinham, na aula anterior, formado os grupos, o que acabou acelerando em partes o processo, no entanto mesmo após falarmos novamente a distribuição dos grupos no LIE, alguns não sabiam qual seria o seu computador. Após reorganizarmos a sala, demos início a leitura da webquest e os alunos se concentraram muito bem na atividade. Vale ressaltar que eu passei na lousa na sala de aula o passo a passo de nossa aula, o que acabou esclarecendo dúvidas iniciais. Os grupos foram orientados a dividir as tarefas, ou seja, enquanto uns pesquisavam imagens os outros respondiam as questões e registravam no word. Previamente com o auxílio da Jovem Tec Nayara criamos pastas com os nomes dos alunos o que acabou contribuindo para o bom andamento da atividade. Ja já posto mais algumas observações.
    Professor Luís

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 8ªA -2ª aula de trabalho- Temos 10 minutos de aula e os grupos trabalham com autonomia, apenas conversam excessivamente o que pode acabar atrapalhando o andamento do trabalho, pois terão pouco tempo de pesquisa...
    Continuando...O único grupo que apresenta problema até aqui é o grupo formado pelo Anderson, Kauer, Lucas e Maurício que apenas conversam assuntos que não dizem respeito a aula. O computador dos dois últimos estava com problema no mouse, e foi indicado que trocassem de PC, fato ignorado pelos alunos...
    O grupo acima citado não conseguiu sequer salvar uma imagem ou texto na sua pasta, demais grupos:
    Alexia,Bianca,Fabiana,Karen: 6 arquivos de imagem e já começou a responder as questões no word
    Alexandre e Liliane: já iniciou as questões no word
    Michaella, Victor, Carine, Monahara 10 arquivos de imagem e já começou a responder as questões no word (2)
    Renilson,Alan,Sergio 7 arquivos de imagem e não começou a responder as questões no word
    Mayra,Flavia,Juliana,Larissa 1 arquivo de imagem e já começou a responder as questões no word
    Rocio,Thayna,Veronica 6 arquivos de imagem e já começou a responder as questões no word
    Faltaram à aula: 11, 18, 28.
    Professor Luís

    ResponderExcluir
  6. O trabalho com a 8ªC começou, nesta aula, um pouco confuso, tivemos problemas com alunos que estavam fora da sala de aula (“fugiram” na troca de professores)-ver abaixo-e com a lentidão de nossa internet, que acabou dificultando a visualização da webquest em nosso blog, ainda assim os alunos foram estimulados a procurarem “algo” no google, até por que todos já sabiam do que se tratava o trabalho, só faltava mesmo a iniciativa... Assim seguimos e a aula depois se desenrolou com naturalidade, os alunos trabalharam autonomamente e um ou outro acabou não conseguindo desenvolver a pesquisa. Ver relato por grupos abaixo:
    A aluna Ana Carolina que havia faltado à aula passada iniciou o seu trabalho hoje e vai fazê-lo sozinha, vale dizer que trabalhou muito bem, pois já salvou 8 arquivos de imagem além de começar a responder as questões no word, espero que continue assim.
    Demais grupos:
    Otavio,Ariane,Lilian,Giovanna: grupo produziu bem, mas conversou em demasia e assuntos que não estavam no contexto do trabalho, a Giovanna estava mexendo no celular, mesmo sendo orientada, anteriormente a não ter tal atitude.
    Alexsandra,Gabrielle,Rocio,Kawany 10 arquivos de imagem e já começou a responder as questões no word
    David,Richard,Monique,Nathalia; Os meninos se perderam um pouco no início da aula “passeando” pelo blog, mas tudo bem, salvaram 10 imagens de arquivo, no entanto não achei na pasta do grupo a pesquisa (arquivo de texto)
    Jefferson, Kaue,Raiane 14 arquivos de imagem e já começou a responder as questões no word
    Kaique,Sidney,Ezra Levi: 9 arquivos de imagem e já começou a responder as questões no word
    Leonardo,Murilo,Gabriel T Grupo com muita conversa e brincadeira e pouca produção: salvaram apenas 3 imagens e iniciaram a pesquisa sobre o autor.
    Lucas,Luiz,Regiane,Jucimara 7 arquivos de imagem e já começou a responder as questões no word

    Nós tivemos problemas com os alunos Rafael, Caio e Gabriel Godoy, que saíram no intervalo da aula, antes do professor chegar, e só voltaram quando já estávamos no LIE e com 5 minutos de atraso, não me restou outra alternativa que não fosse não deixá-los acompanhar a aula.
    De maneira geral a sala trabalhou bem, acredito faltar um pouco de concentração no trabalho e na divisão de tarefas. Mas chegaremos lá.
    Além dos alunos que ficaram de fora, faltaram à aula: 6, 16, 18 34 e 35

    ResponderExcluir
  7. Além de ser um trabalho muito interessante, os registros são bem claros, deixando todos com uma boa visão do trabalho realizado pelos alunos.
    Alunos: não percam o foco.
    Professores envolvidos: parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero agradecer aos professores Vivi e Luís pela atenção e dedicação ao trabalho dado para as 8ªs A,B,C e D (Webquest Jorge Amado), sem o apoio de vocês e a cobrança diária em sala de aula não haveria a realização de tal trabalho.
      Eu, Prof. César (pelo menos nesse momento), Vivi e Luís(sempre), tentamos incluir os alunos digitalmente e não apenas "alfabetizá-los" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento que ele adquira sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Nós, professores, sabemos que somente colocar um computador na mão dos alunos não é, definitivamente, inclusão digital. Enfim, é uma batalha diária! Obrigado mais uma vez

      Excluir
  8. VOU DIVIDIR A POSTAGEM EM TÓPICOS...

    Hoje (20/09) continuamos o trabalho com a 8ªD, as alunas Bruna (nº6) e Maria Laura (nº32) não participaram da aula pois estavam fazendo um trabalho de ciências, foi orientado que acompanhassem o seu grupo na continuidade do trabalho do professor César (português), mas elas preferiram continuar o de ciências alegando que os demais membros do grupo realizariam o trabalho ( de Português). Hoje faltaram os alunos (nºs): 07, 17, 18, 20 (não está frequentando a escola) e 30
    Os grupos, sem exceção, estão trabalhando autonomamente, e alguns ainda estão demonstrando um maior interesse quanto a pesquisa (texto e imagens) questionando o professor (informática) quanto ao que pesquisar.
    O grupo da Cary, Welma e Leonardo demonstraram algumas dúvidas quanto a imagens que denotavam sensualidade, expliquei que o tema é inerente a obra do autor, no entanto, ratifiquei que só teria sentido tal imagem se fizessem uma referência textual. Recoemdei ao grupo que anotassm eventuais dúvidas e que as esclarece com o professor César.
    Vale ressaltar que orientei os alunos a estenderem a pesquisa de imagem para temas variados (quanto à obra do Jorge Amado), inicialmente os grupos, de forma geral, estavam apenas pesquisando imagem do próprio autor, expliquei que seria interessante eles irem além, buscando representar através das imagens todos os temas (textualmente) sugeridos na pesquisa pelo professor César

    ResponderExcluir
  9. CONTINUAÇÃO RELATÓRIO 8ªD- 20/09

    A seguir faremos alguns comentários por grupos de trabalho;
    Grupo: Manoel, Ricardo, Erick e Vinicius- A pesquisa de imagens está concentrada na figura do autor (4 imagens) e de suas obras-capa dos livros -( 14 imagens). Recomendo ao grupo que diversifique a pesquisa de imagens, buscando cenários das obras-paisagens, imagens das obras ( não apenas a capa do livro), das personagens entre outras. Quanto ao texto observei que criaram dois arquivos de word, a pesquisa está muito extensa ( muito contro C e contro V-copia e cola), oriento uma seleção melhor dos textos, se concentrado nas questões levantadas pelo professor.
    Grupo: Leonardo,Gabriel,Welma,Cary ( Gabriel faltou) O grupo apresenta um ótima diversidade na pesquisa de imagens, levantou imagens do autor ( por volta de 8 imagens), de suas obras ( capas de livros, personagens cenários- por volta de 18 imagens), da “casa” do autor e “Slides” com frases do autor ilustrados com sua imagem entre outras. Recomendamos que continuem assim o repertório está ótimo e pode melhorar ainda mais. Parabéns. Em relação ao texto estão se concentrando nas questões, o que é recomendável, já responderam a algumas questões. Sugiro que intensifiquem o processo de pesquisa textual.
    Grupo: Késia e Bruna ( A Bruna deixou a Késia fazendo o trabalho sozinha, conforme citei acima) O trabalho não está com um bom andamento da pesquisa de imagens, que se resume a uma imagem do autor e quatro de capas de livro, apenas isso. O texto também está extenso e ainda que esteja respondendo a algumas das questões, há que se exercitar a habilidade de síntese e avançar na pesquisa. A dupla precisa se concentrar mais no trabalho, do contrário não conseguirá levantar as informações ( textos e imagens) para dar continuidade do trabalho. Não tenho dúvidas quanto a capacidade das alunas e tenho certeza que se empenharão para fazer o melhor. Vamos meninas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o professor Luís, vamos lá, vocês podem dar muito mais, vamos nos empenhar e arrasar neste trabalho, quem sabe não vira apresentação de final de ano? Força! Prof. César.

      Excluir
  10. CONTINUAÇÃO RELATÓRIO 8ª D- 20/09

    Grupo: Fernanda, Heloisa, Isabella e Leticia: ( A Fernanda faltou) O grupo está com uma grande quantidade de imagens, no entanto há uma concentração na personagem “Gabriela” e na figura do autor, apresenta algumas imagens de outras obras. Oriento que diversifiquem a pesquisa para outras personagens, cenários, paisagens entre outras. Em relação ao texto estão se concentrando nas questões, o que é recomendável, já responderam a algumas questões. Sugiro que intensifiquem o processo de pesquisa textual.
    Grupo Clarice, Jadhy, Dimelza e Gleide A pesquisa de imagens está concentrada na figura do autor (por volta de 13 imagens) e de suas obras-capa dos livros -( por volta de 16 imagens). Recomendo ao grupo que diversifique a pesquisa de imagens, buscando cenários das obras-paisagens, imagens das obras ( não apenas a capa do livro), das personagens entre outras. Em relação ao texto se concentraram apenas em fazer (muito bem) uma sinopse de algumas obras do autor. Precisam intensificar ( e muitoooo!!!) o trabalho de pesquisa, ou não terão como montar o blog, terão apenas algumas imagens e o resumo das obras. Vamos garotas, dividam as tarefas e avancem!!!
    Grupo: Andreza,Dalila,Larissa e Mariana- O grupo levantou imagens do autor ( por volta de 5 imagens), de suas obras ( apenas capas de livros por volta de 14 imagens), e “Slides” com frases do autor ilustrados com sua imagem (bem legal). Recomendo ao grupo que diversifique a pesquisa de imagens, buscando cenários das obras-paisagens, imagens das obras ( não apenas a capa do livro), das personagens entre outras. Em relação ao texto possuem dois arquivos salvos, um com o resumo de três obras e o outro com questões variadas. Sugiro que intensifiquem o processo de pesquisa textual.
    Grupo: Anderson, Carlos e Alan ( o Carlos faltou hoje) A pesquisa de imagens precisa melhorar bastante, apresentam apenas (9) imagens de obras do auto. Recomendo ao grupo que diversifique a pesquisa de imagens, buscando cenários das obras-paisagens, imagens das obras ( não apenas a capa do livro),do próprio autor e outras. Já a pesquisa de texto está bem interessante, se concentrando nas questões levantadas pelo professor. Continuem assim. Tenho observado um grande empenho do Anderson no desenvolvimento do trabalho. Parabéns.
    Grupo Ana Cláudia, Laryssa Aleixo e Maria Laura (A Maria Laura deixou as colegas fazendo o trabalho sozinhas, conforme citei acima). A pesquisa de imagem contempla uma ótima qualidade e quantidade de imagens do autor e da capa dos livros do autor. Recomendo ao grupo que diversifique a pesquisa de imagens, buscando cenários das obras-paisagens, imagens das obras ( não apenas a capa do livro), das personagens entre outras. A pesquisa textual está ótima, sugiro que falem um pouco mais sobre algumas obras, já que fizeram uma ótima pesquisa de imagens dos livros do autor, façam pequenas observações ou um breve(bem breve) resumo, assim como vocês comentaram algumas obras no tópico “Fases de suas obras”. Parabéns.
    Desculpem os erros de digitação (e outros) acabamos não tendo muito tempo para redigir este relatório.
    Professor Luís

    ResponderExcluir
  11. Estou gostando de ver 8ªD, arrasando, continuem assim! Prof. César.

    ResponderExcluir
  12. 8ªD- RELATÓRIO – 22/11/2012-
    Depois de algum tempo de ausência devido aos feriados, prova São Paulo e problemas de saúde do professor, retomamos o nosso trabalho com a 8ªD. Agora chegou o momento de criarmos uma conta (e-mail) do GMAIL, para que possamos, enfim, criar um blog (BLOGGER) e fazer a postagem do nosso trabalho sobre o Jorge Amado, proposto pelo professor César de português.
    Bem, iniciando o trabalho de hoje, parte das crianças apresentava como tarefa inicial a criação do e-mail e se possível a do Blog e a outra parte do grupo deveria finalizar o trabalho de pesquisa.
    Orientamos os alunos para que explorassem, hoje, ao máximo as funcionalidades do “BLOGGER”, testando modelos, configurações “layouts”, design, formatações, cores, fontes etc. para que nos preocupemos apenas com a postagem nas próximas aulas.
    Ainda que tivéssemos preparado a aula, testando a criação do e-mail e do blog (sem nenhum problema) no momento que os alunos estavam criando os e-mails tivemos um imprevisto: o gmail estava pedindo um número de celular para enviar um “código de ativação” da conta, solicitei aos alunos que tinham celular que informassem os seus números e informei o meu, para os que não estavam com celular no LIE. Recebendo os códigos de ativação conseguimos efetivar a criação da conta, sendo que em alguns casos tivemos que reenviar o número do celular para recebermos o tal código.
    Observamos que nesta data tivemos muitas ausências de alunos. Acompanhemos o desempenho dos grupos:
    Grupo: Fernanda, Heloisa, Isabella e Leticia (Apenas a Letícia estava presente): Criou o e-mail e o blog já ao final da aula.
    Grupo Clarice, Jadhy, Dimelza e Gleide, criaram o blog e estavam buscando imagens para acrescentar ao blog (autorizado pelo professor).
    Grupo: Andreza, Dalila, Larissa e Mariana (Apenas a Andreza estava presente):-
    Grupo: Anderson, Carlos e Alan (Apenas o Carlos estava presente): O Carlos criou o e-mail, mas quando estava criando o blog acabou a aula, ficando tal atividade para a próxima aula.
    Grupo Ana Cláudia, Laryssa Aleixo e Maria Laura. Criaram com facilidade o e-mail e o blog explorando as funcionalidades do “Blogger”
    Grupo: Késia e Bruna. Criaram o e-mail e blog e iniciaram a exploração das funcionalidades
    Grupo: Leonardo, Gabriel, Welma, Cary. Enquanto o Leonardo, com apoio do Gabriel criava o e-mail e o blog, as meninas (Welma e Cary) terminaram a pesquisa sobre o trabalho (Jorge Amado).
    Grupo: Manoel, Ricardo, Erick e Vinicius (Vinícius faltou)- Os meninos criaram rapidamente as contas no e-mail e o blog, explorando, a seguir, diversas funcionalidades do blog. Foi recomendado que repensassem o nome dado ao blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Andreza estava com dificuldades, mas ao final da aula conseguiu, com ajuda do professor, criar o e-mal, ficando o blog para a próxima aula. Professor Luís

      Excluir
  13. Na segunda (26/11) demos continuidade ao trabalho com a 8ªA, os alunos criaram um blog e exploraram as suas funcionalidades (antes de fazer a postagem) em seguida os alunos, na medida do possível, deveriam fazer a publicação sobre o trabalho de português sobre o Jorge Amado.
    Em geram os grupos se comportaram bem em relação às tarefas do dia, com poucas exceções: O grupo dos alunos Anderson, Kauer, Lucas e Maurício não demonstraram interesse em realizar a tarefa, especialmente o Anderson e o Lucas que ficavam mexendo nos Head sets e conectando o celular ao PC (Lucas), atividades estas que não faziam parte do trabalho e que ia contra as orientações do professor.
    Outro grupo que acabou não realizando as tarefas como orientado foi o grupo do Renilson, Alan e Sergio, os dois últimos sem autorização estavam jogando na internet, alegando que já tinham terminado a atividade, fato não confirmado quando o professor foi conferir a tarefa.
    Professor Luís

    ResponderExcluir