Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CULINÁRIA MEDITERRÂNEA- PROFESSOR MILTON - GEOGRAFIA



CULINÁRIA MEDITERRÂNEA É SINÔNIMO DE SAÚDE

Pense em uma comida bonita, saborosa, cheirosa e também saudável, que alia alimentos frescos, legumes, ervas, azeites, frutos do mar e um bom vinho. Essas são as principais características da culinária mediterrânea, muito conhecida pela sua riqueza gastronômica e por ser uma das mais benéficas à saúde. Pesquisa realizada pela Escola de Saúde e Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que os pratos típicos da região Mediterrânea, no sul da Europa, proporcionam maior longevidade, evitando doenças cardíacas e o câncer.
De preparo rápido e com qualidades medicinais, as receitas não possuem frituras, o que deixa as iguarias ainda mais naturais e saudáveis. Flores como alcachofra, alcaparra, lavanda e botões de margarida também são utilizadas nos pratos.



PROFESSORES MILTON E LUCIANA NO RESTAURANTE DO GARCIA, ESPECIALIDADE: CULINÁRIA MEDITERRÂNEA


PIRÂMIDE ALIMENTAR 
(o seu guia para uma dieta equilibrada e alimentação saudável.)

História da Culinária Mediterrânea
O mar Mediterrâneo se encontra entre a Europa, a Ásia e a África e é considerado o maior do mundo em extensão e quantidade de água. Localizados às margens do mar Mediterrâneo, países como Itália, Espanha, França, Croácia e Marrocos sempre inspiraram novidades, que posteriormente eram absorvidas pela cozinha europeia. A grande revolução no conceito dessa culinária está no tempo de preparo dos alimentos e nos seus condimentos. Antigamente, preparar uma refeição demorava dias e seus sabores eram mascarados pelo uso de uma grande quantidade de temperos. Esses recursos eram empregados para disfarçar a dificuldade de armazenar alimentos que as civilizações tinham na época.
Na Idade Média, principalmente no interior, era necessário condimentar muito os pratos para disfarçar o gosto de estragado. Por isso, a culinária dessa época tem três sabores característicos: o doce, por causa do açúcar; o ácido, conquistado com o vinagre, e o forte, devido às especiarias. Já no Mediterrâneo, a maioria dos alimentos era fresca, porque as frutas e os legumes eram colhidos próximos do local de consumo.
Fonte: http://www.bahiaemfoco.com/noticia/6114/culinaria-mediterranea-e-sinonimo-de-saude



VÍDEO CULINÁRIA MEDITERRÂNEA 
 PROFESSOR MILTON E ALUNOS DAS 8ªs A, B e C


APROVEITEM E DELICIEM-SE COM AS RECEITAS DOS NOSSOS ALUNOS:

2 comentários:

  1. O video fico otimo meus parabéns pelo trabalho bem feito

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AO PROFESSOR MILTON, AOS ALUNOS E AOS MONITORES DA SALA DE INFORMÁTICA QUE PRODUZIRAM O VÍDEO!

    ResponderExcluir